Musculação

Musculação ou treinamento com pesos é uma forma de exercício resistido, para o aumento dos músculos esqueléticos. Ela utiliza a força da gravidade (na forma de barras, halteres ou pilhas de peso) para opor a força gerada pelo músculo por meio da contração concêntrica ou excêntrica. Na musculação usa-se uma variedade de equipamentos especializados para grupos musculares específicos e tipos de movimento.

Horários

  • Seg a Sex: 06:00 – 22:00h
  • Sáb: 08:00 – 12:00h

Equipe

    Prof. Giovanna Sá

  • Formada e Bacheralada em educação física
  • Curso: Musculação – ENAF 2012
  • Ginástica Labora ENAF 2012
  • Recreação
  • Cursando: Pós Graduação em fisiologia e biomecânica do condicionamento físico em academias.

    Prof. Marcos Vinícius

  • Professor de Educação fisíca  graduado pelo centro universitário Claretiano
  • Professor assistente técnico de voleibol
  • Personal trainer
  • Com especialização na CALIFORNIA BAPTIST UNIVERSITY, em RIVERSIDE LOS ANGELES – USA


Vantagens

Longevidade

Praticantes de corrida e outras modalidades que desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório vivem mais. A boa notícia é que o Treinamento Resistido também oferece este ganho, sendo que a maioria dos estudos sobre TR encontraram que a força muscular é inversamente proporcional ao risco de desenvolver diversas doenças, inclusive a síndrome metabólica.

Massa muscular

Há uma boa quantidade de pesquisas indicando que o Treinamento Resistido diminui ou impede a perda de massa muscular provocada pelo envelhecimento. Adultos perdem cerca de 0,46 kg de músculo por ano, a partir dos 50 anos. Isso sem mencionar os ganhos funcionais trazidos pelo TR, diminuindo ou prevenindo a incidência de osteoporose e as quedas, que resultam em fraturas, nos mais idosos.

Depressão

A literatura aponta que o Treinamento Resistido alivia a ansiedade e a insônia em casos diagnosticados de depressão clínica. Isso acontece porque a musculação estimula a produção de testosterona e o GH (hormônio do crescimento) e inibe a síntese do cortisol, um hormônio que, em quantidades elevadas (situações de ansiedade, por exemplo). aumenta o stress, diminui as defesas do sistema imunológico e acentua o acúmulo de gordura no corpo.

Obesidade

As recomendações para prevenir ou tratar o sobrepeso e a obesidade enfatizam a adoção do exercício aeróbio. No entanto, muitos estudos apontam que o Treinamento Resistido é bastante eficaz para elevar a taxa de metabolismo em repouso (o quanto de calorias o indivíduo queima sem fazer exercício), que diminui com a idade e está relacionado à perda de massa muscular. O TR diminui e interrompe esta perda e ainda promove o aumento da massa muscular, elevando o metabolismo em repouso. Ao acelerar o metabolismo, o processo de emagrecimento se torna mais rápido e facilitado.

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Palavra de Especialista

Uma pessoa que nunca fez musculação sentirá um leve desconforto após os primeiros treinos, podendo até ter uma percepção de diminuição da mobilidade. Todavia, essa sensação é temporária e os desconfortos iniciais tendem a diminuir com a continuidade dos treinamentos. Em médio prazo, diversos benefícios poderão ser observados, tanto no desempenho, quanto na prevenção de lesões.

Prof. Msd. Cauê La Scala Teixeira
Seção de Avaliação Física – Secretaria de Esportes/Prefeitura de Santos

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